O que é Mecânica da Fratura

Mecânica da Fratura é uma área mecânica responsável pelo estudo dos processos mecânicos que ocasionam trincas e fissuras no material. Utiliza-se os métodos analíticos da mecânica dos sólidos para calcular as forças atuantes na trinca e os métodos da mecânica dos sólidos experimental para calcular a resistência do material à fratura. Na ciência dos materiais, a Mecânica da Fratura é uma ferramenta importante para a melhoria do desempenho dos materiais. 

 

As fraturas e as trincas são conhecidas desde que o ser humano passou a desenvolver produtos e materiais. Porém, apenas após a Segunda Guerra Mundial, foi estabelecida uma área que realiza o estudo desses processos mecânicos, chamada Mecânica da Fratura.

 

Alguns estudiosos chegam a definir a mecânica da fratura como uma disciplina da engenharia que quantifica as condições sob as quais um corpo carregado pode falhar, devido ao crescimento de uma trinca dominante contida nesse corpo. 


A vantagem de utilizar a mecânica de fratura dentro do seu negócio é conseguir prevenir as fraturas em serviço, um dos serviços ofertados pela Engemat é o ensaio de fadiga que consiste em estimar os limites de tensão e tempo de uso que um produto, peça ou elemento de máquina pode ser submetido, sendo que a partir destes é possível determinar o melhor material para composição de um produto. 

 

A Engemat está localizada no CEFET-MG, um dos maiores centros federais do país. Temos laboratórios especializados em estudos de materiais cerâmicos, poliméricos, metálicos e biomateriais disponíveis para realização de ensaios diversos e a colaboração de doutores e especialistas prontos para nos auxiliar na realização dos experimentos. Realizamos consultoria com preços abaixo do mercado, e com a excelência garantida pela riqueza de recursos contida na universidade.

Conhecer bem o produto que se está trabalhando é saber atender as expectativas do seu cliente. Consulte nossa carta de serviços e entre em contato conosco para maiores informações.

EngeMat, crescemos juntos com você!

 

Por: André Caixeta e Victor Aquino 

 

http://www.gffm.unb.br/linhas-de-pesquisa/mecanica-da-fratura

https://www.esss.co/blog/mecanica-fratura/

Deixe uma resposta