A Análise de Falhas é um método sistemático de análise de não conformidades em projetos, processos e produtos. É uma técnica aplicada nas áreas de engenharia que demandam por cuidados na operação e manutenção.
Qual a importância da Análise de Falhas ?
Comumente se relaciona a falha de um equipamento ou componente a defeitos e trincas visíveis, porém o erro pode ser devido ao design do produto, processo de fabricação, propriedades, tolerâncias, degradação e contaminação das matérias primas, fatores ambientais ou manuseio incorreto.
As ferramentas utilizadas para avaliar são análises metalográficas e químicas, inspeções visuais e até simulações, dependendo do produto e do seu modo de falha. Ao ser realizada corretamente, essa técnica permite reduzir os custos de manutenção e produção, reduzir a taxa de defeitos e resultados desfavoráveis ao cliente, aumentar a disponibilidade, a confiabilidade dos equipamentos e a qualidade final dos produtos ou serviços, o que justifica o seu ganho de importância pelas empresas e no mercado competitivo.
Os índices de eficiência e disponibilidade nos processos são essenciais para o sucesso da organização, além da análise de falhas permitir que a equipe consiga se preparar, ao estar pronta para situações adversas futuras.
Quando aplicar este método?
Na prática, deve-se avaliar o momento certo para se aplicar uma abordagem, pois pode significar a parada de algum equipamento ou maquinário, que gera atraso na produção. Por funcionar como um tipo de filtro, a análise de falhas deve selecionar os modos de falhas que permitem uma manutenção preventiva, ao fazer uso das curvas de falha funcional – um gráfico que proporciona ao profissional conhecer o período entre as falhas e uma previsão da época mais apropriada para a realização de manutenções.
Por desempenhar um considerável papel na eficácia da manutenção preventiva/corretiva, o desenvolvimento da metodologia de análise requer a execução de algumas etapas ou procedimentos, sendo eles:
1) Coleta e agrupamento de informações que respondam às seguintes perguntas:
‘’O que falhou? ‘’ ,‘’Qual a falha?’’, ‘’Onde ocorreu?’’,’’ Quando?’’,’’Como?’’,’’ Qual a magnitude da falha?’’,’’ O que não é característico?’’;
2) Geração de possíveis hipóteses de causa: Engloba a sequência de eventos responsáveis pela falha;
3) Investigação da causa;
4) Análise dos controles responsáveis por impedir o acontecimento de falhas;
5) Avaliação dos índices de detecção, ocorrência, severidade e risco para as falhas: Os índices são estabelecidos conforme uma escala de 1(um) a 10 (dez) , para os três primeiros; e a multiplicação deles para o último;
6) Desenvolvimento de ações de preventivas e corretivas : elaboração de propostas de melhoria, impedindo que o erro aconteça novamente, resolvendo a situação;
7) Vistoria e acompanhamento das ações.
Ao final, um relatório é elaborado para auxiliar na identificação das falhas e em suas análises, atuando como um planejamento de ações e intervenções eficientes.
No que a Engemat pode te ajudar?
A Engemat está localizada no CEFET-MG, um dos maiores centros federais do país. Temos laboratórios especializados em estudos de materiais cerâmicos, poliméricos, metálicos e biomateriais disponíveis para realização de ensaios diversos e a colaboração de doutores e especialistas prontos para nos auxiliar na realização dos experimentos. Realizamos consultoria com preços abaixo do mercado, e com a excelência garantida pela riqueza de recursos contida na universidade. Conhecer bem o produto que se está trabalhando é saber atender as expectativas do seu cliente. Consulte nossa carta de serviços e entre em contato conosco para maiores informações.
Engemat, crescemos juntos com você!
Por: André Guilherme Martins Costa, André Lamounier Caixeta e Gabrielle Costa de Souza.
Referências:
Como realizar a análise de falhas. Qualiex – Blog da Qualidade, 2013. Disponível em <https://blogdaqualidade.com.br/como-realizar-a-analise-de-falhas/#:~:text=An%C3%A1lise %20de%20falhas%20%C3%A9%20um,em%20projetos%2C%20processos%20e%20produ os>. Acesso em 08 dez de 2020.
Análise de falhas: o que é e qual a importância na indústria?. FOCCOERP,2018. Disponível em <https://www.foccoerp.com.br/gestao-industrial/analise-de-falhas/>. Acesso em 08 dez de 2020.