Vidros

Já pensou como seriam as casas se não houvessem janelas que permitissem a entrada de luz? E as garrafas ou formas de armazenamento antes do desenvolvimento dos polímeros? Os vidros desempenham todas essas funções e muito mais, aqui veremos um pouco de sua história, propriedades, vantagens e utilizações mais comuns. 

Exemplo de aplicação dos Vidros – Copos

O vidro é um sólido não cristalino que exibe o fenômeno de transição vítrea, podendo ser produzido a partir de materiais inorgânicos, orgânicos e metálicos. Geralmente são produzido em indústrias em larga escala, mas podem ser feitos artesanalmente, através de uma mistura de substâncias inorgânicas. Essa mistura é formada por sílica ou dióxido de silício (principalmente obtido do quartzo), barrilha ou soda e calcário. Esses três compostos inorgânicos são triturados, transformados em pó e misturados nas proporções adequadas. Essa mistura é levada para um forno com uma temperatura de cerca de 1500ºC. Esses sólidos passam para o estado líquido, formando uma massa pastosa e homogênea. Essa é, portanto, a composição química do vidro comum.

O vidro é um material que não se pode determinar o tempo de permanência no meio ambiente sem se degradar, e também não é nocivo diretamente ao meio ambiente, por isso é um dos materiais mais recicláveis que existem no consumo humano. Nas indústrias é comum os cacos de vidro serem adicionados como parte do processo de reciclagem desse material que pode ser fundido e moldado infinitas vezes sem perder suas propriedades.

Vidros reutilizados

Quais as vantagens e desvantagens do vidro?

A flexibilidade do vidro no campo das embalagens pode ser percebida na variedade de produtos que são comercializados em potes e garrafas. Além da elegância, os benefícios oferecidos pelo material vão do paladar a questões envolvendo sustentabilidade.

Vantagens:

  • Reciclável;
  • Higiênico;
  • Inerte;
  • Versátil;
  • Impermeável;
  • Transparente;
  • Difícil corrosão;

Desvantagens:

  • Fragilidade;
  • Preço mais elevado;
  • Peso relativamente grande;
  • Menor condutibilidade térmica;
  • Dificuldade no fechamento hermético;
  • Dificuldade de manipulação.

No que a EngeMat Soluções pode te ajudar?

Como vimos, os vidros têm as mais diversas aplicações, devidos às suas várias vantagens, e nós , como engenheiros de materiais, podemos fazer parte do processo de produção, fazendo as análises químicas da matéria prima, melhorando a composição, mudando etapas de produção ou até mesmo fazendo nova seleção de material.

A EngeMat está localizada no CEFET-MG, um dos maiores centros federais do país. Temos laboratórios especializados em estudos de materiais cerâmicos, poliméricos, metálicos e biomateriais disponíveis para realização de ensaios diversos e a colaboração de doutores e especialistas prontos para nos auxiliar na realização dos experimentos. Realizamos consultoria com preços abaixo do mercado, e com a excelência garantida pela riqueza de recursos contida na universidade. 

Conhecer bem o produto que se está trabalhando é saber atender as expectativas do seu cliente. Consulte nossa carta de serviços e entre em contato conosco para maiores informações. 

EngeMat Soluções, crescemos juntos com você!

Por: Matheus Raphael e Thauane Maia

Deixe uma resposta