A temperatura utilizada no meu processo produtivo está influenciando o formato final do meu material?

Estude o material de interesse e veja como ele se comporta quando resfriado ou aquecido. Por exemplo, um mesmo material, se aquecido ou resfriado de forma abrupta pode se comportar de forma diferente do que quando é submetido a essas condições gradualmente, o que pode ser positivo ou negativo para o seu produto e/ou processo. Até mesmo mudanças mínimas de temperaturas em processos produtivos de determinados materiais podem impactar de forma significativa no formato, e inclusive, no desempenho do seu material.

 

Existem diferentes tipos de materiais, metálicos, polímeros, cerâmicos, biomateriais, e em contrapartida há também diferentes formas de modificar a estrutura destes materiais. Podemos destacar a:

  • Conformação, que consiste na mudança do formato de uma peça, ao aplicar uma determinada força sobre ela. Essa mudança pode ser feita sob temperaturas elevadas, intermediárias ou altas;
  • Extrusão, na qual são geradas forças que, com a presença de determinadas temperaturas possibilitam a deformação do material. Dependendo da ductilidade do material a ser extrudado, este processo pode ser feito a frio ou a quente;
  • Laminação, em que materiais metálicos podem ser laminados a elevadas temperaturas; dentre outras técnicas de processamento de materiais que modificam o formato destes em determinadas temperaturas.

 

No entanto, antes de avaliar qual técnica você pode utilizar para modificar o formato do seu material, você deve avaliar as características deste. Tais como:

  • Ductilidade;
  • Tenacidade;
  • Dureza; 
  • Temperatura de transição vítrea;
  • Temperatura de fusão e demais propriedades térmicas.

 

Viu só o quanto um parâmetro pode impactar em seu processo produtivo e o quanto deve ser estudado antes de estabelecer a temperatura que será utilizada? Fique atento! A temperatura pode ser positiva ou não para o formato e desempenho do seu material.

 

No que a EngeMat Soluções pode te ajudar?

A EngeMat Soluções está localizada no CEFET-MG, um dos maiores centros federais do país. Temos laboratórios especializados em estudos de materiais cerâmicos, poliméricos, metálicos e biomateriais disponíveis para realização de ensaios diversos e a colaboração de doutores e especialistas prontos para nos auxiliar na realização dos experimentos. Realizamos consultoria com preços abaixo do mercado, e com a excelência garantida pela riqueza de recursos contida na universidade.

Conhecer bem o produto que se está trabalhando é saber atender as expectativas do seu cliente. Consulte nossa carta de serviços e entre em contato conosco para maiores informações.

EngeMat Soluções, crescemos juntos com você!

Por: Camila de Lima Cruz

 

REFERÊNCIAS

Engenheiro de Materiais. Como processar polímeros que têm elevada temperatura de fusão. 2017. Disponível em: https://engenheirodemateriais.com.br/2016/08/17/como-processar-polimeros-que-tem-elevada-temperatura-de-fusao/. Acesso em: 09 de Mar. de 2022.

Coem Jr. Conformação a frio ou quente? Qual devo escolher? 2021. Disponível em: https://coemjr.com.br/conformacao/. Acesso em: 09 de Mar. de 2022.

Serra Metal. Processo de laminação. 2020. Disponível em: https://serrametal.com.br/processo-de-laminacao/. Acesso em: 09 de Mar. de 2022.

MORO, N. & AURAS, A. P. Conformação mecânica II – Extrusão, Trefilação e Conformação de Chapas.2006. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/viewer.html?pdfurl=http%3A%2F%2Fpavanati.com.br%2Fdoc%2Fpfb_conformacaoii.pdf&clen=3313307&chunk=true. Acesso em: 09 de Mar. de 2022.

 

 

 

Deixe uma resposta