Inovação e a Engenharia de Materiais

Nas últimas décadas, a Engenharia de Materiais se tornou uma área de grande interesse na formação acadêmica, profissional e em novas oportunidades de negócios. O incentivo à pesquisa é valorizado, havendo investimento em diversos artifícios como em microscópios de última geração, sistemas de análise de imagens e ressonância magnética, fato que possibilita a inovação na área e proporciona diversos benefícios à sociedade e ao meio ambiente, advindos da criação de novas soluções.

A inovação e a Engenharia de Materiais estão fortemente interligadas. Realizando estudos sobre materiais, fabricação e o processamento, engenheiros de materiais conseguem otimizar processos de produção. Algumas características que contribuem para essa interligação são a:

➢ Aptidão para a seleção de materiais segundo a finalidade da demanda, podendo ser estes metálicos, polímeros, biomateriais, cerâmicos ou compósitos. Além disso, os profissionais têm qualificação para acompanhar processos de fabricação. Isso garante a qualidade do produto final e pode reduzir gastos desnecessários no processo produtivo; 

➢ Multidisciplinaridade, o que possibilita a sua atuação em diferentes áreas e oportuniza a inovação em processos produtivos com propriedades específicas para diferentes  aplicações;

➢ Capacidade de propor soluções inovadoras, por exemplo, na seleção e caracterização de

materiais e na otimização de processos, gerenciando a qualidade do produto e de seu processo de fabricação e processamento, prezando pela diminuição de custos e do impacto ambiental gerado durante a fabricação, podendo inclusive possibilitar a reutilização de resíduos.

A atenção científica e tecnológica é notória aos estudos e à utilização de novos materiais, nos mais diversos segmentos da indústria. Percebe-se a influência da Engenharia de Materiais em oportunizar a inovação na indústria. Os materiais utilizados em diferentes processos produtivos interferem diretamente no ciclo de vida dos produtos obtidos, e sobretudo, na sua qualidade. 

Composta por membros graduandos em Engenharia de Materiais, a Engemat Soluções oportuniza a inovação tecnológica para seus clientes. Localizada no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), instituição pública de ensino superior com foco em soluções de base tecnológica, nossa empresa possui acesso a laboratórios especializados em estudos de materiais cerâmicos, poliméricos, metálicos e biomateriais, e recebe a colaboração de doutores e especialistas para suporte durante a realização de ensaios.

À vista disso, a partir do apoio recebido pelo CEFET-MG a Engemat Soluções possui um vasto suporte para analisar o problema de seus clientes e propor as melhores soluções possíveis, dentre elas a inovação tecnológica, a otimização de processos, a seleção e a caracterização de materiais.

Além disso, se aprofundar no conhecimento acerca de um determinado material utilizado em um processo produtivo não somente contribui para as soluções mencionadas, como também pode reduzir os custos de produção e evitar eventuais danos, sejam eles ambientais e/ou sociais. 

No que a Engemat Soluções pode te ajudar?

Oportunize a inovação tecnológica na sua empresa a partir da Engenharia de Materiais. Realizamos consultoria com preços abaixo do mercado, com a excelência garantida pela riqueza de recursos contida no CEFET-MG. Conhecer bem o produto que se está trabalhando é saber atender as expectativas do seu cliente. Consulte nossa carta de serviços e entre em contato conosco para mais informações.

Engemat Soluções, crescemos juntos com você!

Por: Camila Cruz e Gabrielle Defeo

Referências:

SCHIAVO, D. Inovação em materiais pode reduzir custos e impacto ambiental. Atos e fatos. vol.2. nº 5. 2012.

MANZINI, E. Design para a inovação social e sustentabilidade. Cadernos do Grupo de Altos Estudos, Programa de Engenharia de Produção da Coppe/UFRJ, Rio de Janeiro, vol. I, 008.

JORGE, M. Tese Doutorado. Ciência de Materiais. 2021. Disponível em: <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/23896/23896_5.PDF>. Acesso em: 19 de maio de 2021.

Deixe uma resposta