Soldagem e suas formas

Por definição, Soldagem é o processo de união de materiais, metálicos ou não-metálicos, pela elevação de temperatura e com a possibilidade de utilização de pressão para tal feito, com o intuito de unir permanentemente duas superfícies. 

 

Dentre as opções de fonte de energia que é possível se citar estão: 

  • química: por reações químicas entre os materiais;
  • mecânica: por atrito pela aplicação de forças;
  • radiação: pelo fornecimento de calor por meio do aquecimento;
  • elétrica: pela diferença de energia elétrica aplicada no material.

 

Cada uma das opções apresentam características e utilizações com vantagens para diferentes situações. De todas, a mais amplamente utilizada é a radiação, com especificidade da técnica de solda elétrica por arco elétrico, onde uma descarga elétrica causada entre os dois polos sob uma atmosfera controlada de gás leva a união dos polos.

 

Para a técnica por arco elétrico existem, ainda, diversas categorias de processos. Nos Tópicos a seguir vocês podem conferir quais são, suas principais características e aplicações:

 

  • Eletrodo revestido:

Um dos métodos mais utilizados pelo fácil manuseio, alta variedade de eletrodos, maior flexibilidade de solda, localidades passiveis de acesso e mobilidade.

 

Características: formação de arco pelo toque do eletrodo revestido na superfície dos metais a serem unidos e possui gás de proteção durante o processo.

 

Aplicações: Fabricação, manutenção e reparação de estruturas de aço e equipamentos de maior estrutura.

 

  • MIG/MAG:

Processo flexível, com alta capacidade produtiva, bom acabamento e baixo custo, este tipo de soldagem é muito utilizada em soldagens de aço carbono.

 

Características: formação de arco entre a peça e o arame pela diferença de potencial, sob uma atmosfera de gás que protege a poça de fusão e auxilia na continuidade do processo.

 

Aplicações: Fabricação, manutenção e reparação de peças automobilísticas, estruturas e peças metálicas. 

 

  • TIG:

Com excelente acabamento e risco de corrosão reduzida, pode ser utilizado em todos os metais de forma manual ou automático e é normalmente utilizado para situações onde a garantia da integridade da solda é essencial. 

 

Características: formação de arco pela utilização de um eletrodo não consumível de tungstênio e o metal de base, sob diferença de potencial, com atmosfera protetora de gás.

 

Aplicações: Fabricação e reparação de Tubulação, instrumentos cirúrgicos, equipamentos hospitalares e equipamentos de produção alimentícia. 

 

  • Arame Tubular: 

Semelhante ao processo MIG/MAG, apresenta seu interior preenchido por um fluxo que profere características especiais a solda, como o baixo nível de respingos. Aqui, podemos citar dois tipos básicos de arames tubulares: os autoprotegidos que não precisam de gás externo e os com proteção de gás externo, apresentando assim fluxo de gás interno e externo. 

 

Características: formação de arco pelo uso de arame autoprotegido, sob atmosfera protetora de gás, que auxilia tanto na manutenção da composição (na redução de impurezas no processo) quanto na proteção das propriedades do cordão de solda produzida.

 

Aplicações: Fabricação, manutenção, reparação e construção de Embarcações, Navios e Plataformas de petróleo.

 

  • Arco de plasma:

Muito utilizado em situações em que a alta precisão é necessária, é muito indicado para o aquecimento extremo de metais, com soldas profundas e resistentes. 

 

Características: formação de arco pela utilização de eletrodo de tungstênio em contato coma peça sob atmosfera de gás protetor.

 

Aplicações: Fabricação de aviões e tubulações.

 

  • Feixe de elétrons:

Processo simples e uma das mais modernas no mercado, ainda é considerada uma das mais caras e comumente é utilizada apenas para projetos especiais e que normalmente envolvem metais de condutividade térmica e pontos de fusão diferentes. 

 

Características: realizado a vácuo, a formação do arco é realizada pelo lançamento de feixe de elétrons sob alta voltagem e velocidade para a fusão dos materiais.

 

Aplicações: Fabricação de peças automotivas e microcomponentes.

 

  • Hidrogênio atômico: 

Considerada a solda mais eficiente do mercado, consegue fabricar soldas muito fortes e coesas sem danificar os metais envolvidos.

 

Características: formação de arco entro dois eletrodos de tungstênio sob atmosfera de hidrogênio.

 

Aplicações: Produção e acabamento de ações especiais, como os que possuem tungstênio em sua composição.

 

No que a EngeMat Soluções pode te ajudar?

A EngeMat Soluções está localizada no CEFET-MG, um dos maiores centros federais do país. Temos laboratórios especializados em estudos de materiais cerâmicos, poliméricos, metálicos e biomateriais disponíveis para realização de ensaios diversos e a colaboração de doutores e especialistas prontos para nos auxiliar na realização dos experimentos. Realizamos consultoria com preços abaixo do mercado, e com a excelência garantida pela riqueza de recursos contida na universidade.

Conhecer bem o produto que se está trabalhando é saber atender as expectativas do seu cliente. Consulte nossa carta de serviços e entre em contato conosco para maiores informações.

EngeMat, crescemos juntos com você!

 

Autora: Thauane Maia

 

REFERÊNCIAS 

 

CESAR, P. O que é Soldagem: Entenda Agora!. Alusolda. Disponível em: < O que é soldagem: entenda agora! – Alusolda Brasil >

 

Conheça os processos de Soldagem e suas aplicações. Conecta FG. Disponível em: < Conheça os Processos de Soldagem e suas aplicações » Conecta FG >

 

Tipos de Solda: diferenças e aplicações. Copper metal. Disponível em: < Tipos de solda: diferenças e aplicações – Coppermetal >

Você sabe quais os tipos de solda mais utilizados no mundo? Aventa. Disponível em: < 09 Tipos de Solda Mais Populares do Mundo | Aventa >

Deixe uma resposta