Seleção de Materiais

Imagine que a sua empresa queira criar um novo produto que tenha características específicas, como uma boa condutividade térmica, alto ponto de fusão, boa ductilidade e baixo valor de custo. A partir da sua ideia, como encontrar o material mais adequado para a produção da sua mercadoria?
Simples, essas especificações serão o ponto de partida para a execução de um processo chamado Seleção de Materiais, responsável por encontrar o material perfeito para o seu produto.

Mas como funciona a Seleção de Materiais?

A Seleção de Materiais é realizada quando é preciso escolher um material para a fabricação ou aprimoraração de um produto já existente. Para isso, é preciso compreender bem as características e aplicações da mercadoria.

A partir do conhecimento dessas características é realizada um pesquisa aprofundada sobre os materiais que se encaixam nos pontos exigidos para a construção do novo projeto. Nesse momento, alguns fatores como o método de fabricação do produto, custo-benefício do material e a possibilidade de interação desse com os demais componentes da mercadoria também são levados em conta na escolha. Dessa maneira, o material que possuir os melhores atributos, além do melhor comportamento frente aos fatores citados, será designado para a execução do projeto.

Além disso, a seleção de materiais também é utilizada no aperfeiçoamento de um produto para minimizar a ocorrência de falhas e melhorar a qualidade do artefato. Nesse caso, é possível já adquirir todas as características necessárias para o material através de um outro procedimento, a Caracterização de Materiais,um estudo aprofundado da composição e estrutura do material, e assim alterar apenas o aspecto desejado. A partir dos resultados da caracterização será realizada a Seleção de Materiais, seguindo os mesmos procedimentos citados anteriormente e dessa forma encontrar o melhor material para a sua produção e inovação da sua mercadoria.

E qual a importância da Seleção de Materiais?

A parte mais importante de todo produto é a sua composição em termos de materiais. Um objeto feito com os materiais mais adequados à sua forma e função terá maior excelência em sua aplicação. Um exemplo disso seria a relação da escolha do material com o desenho mecânico da mercadoria.Um desenho mecânico deve ser sempre elaborado de acordo com o material que será utilizado e vice-versa. Ao se ignorar essa relação podem aparecer defeitos no produto final. Para entender isso podemos imaginar a seguinte situação: um desenhista contratado para fazer o modelo de uma caixa térmica ignora o material selecionado para a produção dessa mercadoria. Supondo que o material escolhido possui baixa resistência mecânica, ao colocar um peso mais elevado no interior da caixa, ela pode acabar rompendo. Mas se o desenhista tiver conhecimento à respeito do material, ele poderia contornar o problema acrescentando um suporte ou um pé central no desenho. Por outro lado, se o material fosse escolhido de acordo com as características do desenho, o problema também poderia ser evitado, encontrando um material com uma maior resistência. Assim, o produto final teria melhor excelência em sua função.

Desse modo, fica evidente a importância da Seleção de Materiais e sua relação com todo o processo de produção.

No que a EngeMat pode te ajudar?

A Engemat está localizada no CEFET-MG, um dos maiores centros federais do país. Temos laboratórios especializados em estudos de materiais cerâmicos, poliméricos, metálicos e biomateriais disponíveis para realização de ensaios diversos e a colaboração de doutores e especialistas prontos para nos auxiliar na realização dos experimentos. Realizamos consultoria com preços abaixo do mercado, e com a excelência garantida pela riqueza de recursos contida na universidade.

Conhecer bem o produto que se está trabalhando é saber atender as expectativas do seu cliente. Consulte nossa carta de serviços e entre em contato conosco para maiores informações.

EngeMat, crescemos juntos com você!

Por Mariana Nunes

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta