Para que servem os revestimentos cerâmicos?

Que a cerâmica é um material duro e frágil, todos nós sabemos. Mas você já pensou por que ela é amplamente utilizada até os dias de hoje? 

Primeiramente, o que seriam os materiais cerâmicos? Os materiais cerâmicos são materiais inorgânicos, constituídos por elementos metálicos e não-metálicos que na maioria das vezes apresentam ligações de natureza iônica.   Esses materiais são comumente utilizados como revestimentos de pisos e paredes, e são constituídos de uma mistura de argila e outras matérias-primas inorgânicas. As cerâmicas são muito utilizadas para essa finalidade pois além de proteger a base da estrutura da construção, também decoram o ambiente e proporcionam conforto visual. Normalmente aparecem na forma de placas, e são utilizadas para revestir paredes, pisos, bancadas, piscinas, etc. Alguns exemplos são o azulejo, o porcelanato, a pastilha, a lajota e o piso.

A principal desvantagem desse material é a propensão à fratura catastrófica, ou fratura frágil, já que as cerâmicas apresentam pouca ou nenhuma absorção de energia por deformação plástica. Por outro lado, os revestimentos cerâmicos apresentam alto ponto de fusão, são estáveis em condições ambientais severas, são baratos, são resistentes à água e apresentam alta durabilidade. Porém, todos os revestimentos cerâmicos são iguais? Não, os revestimentos apresentam diferentes características, como diferentes resistências à abrasão, resistência à ruptura, coeficiente de atrito, resistência à mancha, cores e texturas. Ou seja, é necessário saber qual e onde será utilizado o revestimento cerâmico para escolher o material mais adequado. Para o piso, por exemplo, é necessário que a cerâmica apresente alta resistência à abrasão, alta resistência à ruptura, alto coeficiente de atrito e resistência à mancha. Já para paredes, não são necessárias cerâmicas com alta resistência à ruptura e à abrasão.

Um ponto importante relacionado às cerâmicas é que os defeitos resultantes do processo de fabricação impactam diretamente na sua resistência. Defeitos pontuais, defeitos lineares, defeitos planares ou defeitos volumétricos são imperfeições que podem aparecer nos materiais cerâmicos.

No que a Engemat Soluções pode te ajudar?

A Engemat está localizada no CEFET-MG, um dos maiores centros federais do país. Temos laboratórios especializados em estudos de materiais cerâmicos, poliméricos, metálicos e biomateriais disponíveis para realização de ensaios diversos e a colaboração de doutores e especialistas prontos para nos auxiliar na realização dos experimentos. Realizamos consultoria com preços abaixo do mercado, e com a excelência garantida pela riqueza de recursos contida na universidade. 

Conhecer bem o produto que se está trabalhando é saber atender as expectativas do seu cliente. Consulte nossa carta de serviços e entre em contato conosco para mais informações

EngeMat, crescemos juntos com você!

Autores: André Fonseca e Patrick Cássio

Referências:

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4663204/mod_resource/content/1/Defeitos%20-%20Defeitos%20em%20Estruturas%20Cer%C3%A2micas.pdf

https://archtrends.com/blog/tudo-sobre-revestimento-ceramico/

Deixe uma resposta