COMO FUNCIONAM AS IMPRESSORAS 3D?

O QUE É UMA IMPRESSORA 3D

O avanço tecnológico permite que a humanidade alcance cada vez mais feitos inéditos que contribuem para a construção de um mundo mais conectado, veloz e computacional. A partir desses avanços, por meio da impressão 3D, também conhecida como fabricação aditiva, foi possível trazer ao mundo real objetos que só podiam ser modelados virtualmente. 

A impressão 3D é uma tecnologia que possibilita a criação de objetos em formato 3D a partir de um modelo digital previamente confeccionado permitindo que qualquer um crie objetos complexos que antes não eram possíveis. Diversos objetos podem ser impressos, desde brinquedos até mesmo próteses para uso na indústria médica e carros, como o LSEV, o primeiro carro elétrico parcialmente impresso em 3D a ser produzido em massa. Essa é uma das grandes vantagens da impressão 3D, a versatilidade. Existem diversos tipos de impressoras 3D, mas a primeira foi criada em 1984 por Chuck Hull nos Estados Unidos. 

Fotografia: LSEV. Fonte: Polymaker

COMO FUNCIONA

As impressoras 3D materializam objetos em três dimensões, criando formas a partir de um modelo. Esses modelos são feitos em softwares, como AutoCAD ou Sketchup. O objeto é criado por várias camadas de material sobreposto e ordenado, até que forme por completo, de acordo com a programação do software.

Normalmente, as impressoras trabalham com injetor de filamento polimérico em estado pastoso, ou emissão de luzes sobre o material a ser moldado. 

O aperfeiçoamento da materialização de objetos por impressoras deram origem a diferentes tipos de impressoras 3D, variando a tecnologia envolvida e tipo de uso (industrial ou doméstico) 

Extrusão – FDM (Fused Deposition Modeling) – É a mais comum. Tendo seu funcionamento a partir de um extrusor que libera camadas de polímero  aquecido como ABS, PLA e PETG. Sendo a mais popular 

Estereolitografia – SLA –  É uma impressora a laser de precisão que endurece um tipo de resina que é sensível à luz. 

Por Luz –  DLP (direct light processing), “impressão direta por luz” – similar às estereolitografia. Porém utiliza luz para o enrijecimento do material.

Síntese a laser – Essas usam uma cabeça de impressão a laser para enrijecer material de impressão em pó, numa câmara a vácuo, tendo uma temperatura alta e constante para que assim garanta a qualidade da impressão.

Sintetização Seletiva – SLS – Utilizam lasers muito potentes para criar formas em materiais de vidro, cerâmica, nylon e metais com alto consumo de energia.

COMO A IMPRESSORA ESTÁ RELACIONADA COM A ÁREA DE MATERIAIS? 

De maneira geral, pode-se fazer a impressão de objetos utilizando todos os tipos de materiais, metais, cerâmicos, compósitos e polímeros, mas esta última classe de materiais é mais comum, sendo os polímeros mais utilizados atualmente o ABS (acrilonitrila butadieno estireno), PLA (ácido polilático) e nylon. 

Além da versatilidade, a impressão 3D é uma técnica que gera menos resíduos, sendo mais rápida que processos convencionais de fabricação. Apesar disso, algumas das desvantagens da impressão 3D consiste no alto custo de produção, em larga escala, e ainda pequena variedade de materiais para impressão. Propriedades mecânicas podem ser inferiores dependendo do material e a peça fabricada eventualmente pode precisar de acabamento após a impressão. 

No que a EngeMat Soluções pode te ajudar?

A EngeMat Soluções está localizada no CEFET-MG, um dos maiores centros federais do país. Temos laboratórios especializados em estudos de materiais cerâmicos, poliméricos, metálicos e biomateriais disponíveis para realização de ensaios diversos e a colaboração de doutores e especialistas prontos para nos auxiliar na realização dos experimentos. Realizamos consultoria com preços abaixo do mercado, e com a excelência garantida pela riqueza de recursos contida na universidade.

Conhecer bem o produto que se está trabalhando é saber atender as expectativas do seu cliente. Consulte nossa carta de serviços e entre em contato conosco para maiores informações.

EngeMat, crescemos juntos com você!

Autores: Gabriela Sampaio e Nayara Corsino

REFERÊNCIAS 

https://polymaker.com/lsev-worlds-first-mass-produced-3d-printed-car/

LSEV – World’s First Mass Produced 3D Printed Car. Polymaker. Disponível em: https://polymaker.com/lsev-worlds-first-mass-produced-3d-printed-car/.  Acesso em 06 dez. de 2021.

https://3dlab.com.br/a-primeira-impressora-3d-do-mundo/

Primeira Impressora 3D do mundo: conheça a história. 3DLab. Disponível em: https://3dlab.com.br/a-primeira-impressora-3d-do-mundo/.  Acesso em 06 dez. de 2021.

https://genexatas.com.br/impressao-3d-em-metais-ceramicas-e-polimeros/

Impressão 3D em metais, cerâmicas e polímeros. GenExatas. Disponível em: https://genexatas.com.br/impressao-3d-em-metais-ceramicas-e-polimeros/.  Acesso em 06 dez. de 2021.

https://3dlab.com.br/impressao-3d-o-que-e/

O que é impressão 3D? Conheça a tecnologia de impressoras 3D . 3DLab. Disponível em: https://3dlab.com.br/impressao-3d-o-que-e/.  Acesso em 08 dez. de 2021.

https://edu.gcfglobal.org/pt/conhecimentos-tecnologicos/sistemas-operacionais-a-familia-unix/1/

Sistemas operacionais: a família Unix. GCFGlobal. Disponível em: https://edu.gcfglobal.org/pt/conhecimentos-tecnologicos/sistemas-operacionais-a-familia-unix/1/.  Acesso em 08 dez. de 2021.

https://tecnoblog.net/240402/como-funciona-impressora-3d/

COSSETTI, Melissa Cruz. Como Funciona uma Impressora 3D. Tecnoblog. Disponível em: https://tecnoblog.net/240402/como-funciona-impressora-3d/. Acesso em: 08 dez. de 2021.

https://3dcriar.com.br/como-funciona-uma-impressora-3d-passo-a-passo/

Como Funciona uma Impressora 3D? Passo a Passo. 3D Criar. Disponível em: https://3dcriar.com.br/como-funciona-uma-impressora-3d-passo-a-passo/.  Acesso em 08 dez. de 2021.

Deixe uma resposta