A Engenharia de Materiais no combate ao COVID-19

Em tempos de crise é certo que todos devem contribuir da forma que puderem para superar o problema. Nesse período de pandemia do COVID-19 (Corona Vírus) vários profissionais da saúde estão se esforçando ao máximo para diminuir o número de contaminações, encontrar uma cura e tratar os pacientes infectados pelo vírus. Mas apesar de ser um problema de saúde pública, não são apenas os profissionais da área da saúde que podem atuar de forma a acabar com a pandemia. O engenheiro de materiais é também um dos profissionais que tem muito a contribuir para a superação do problema.

A Engenharia de Materiais é capaz de criar novos materiais ou aprimorá-los de modo a responder a uma exigência social ou de mercado. Nesse sentido e contexto, o engenheiro de materiais pode, através de uma análise química, caracterização e seleção de materiais, criar uma nova fórmula para fabricação de sabão, incluindo em sua composição química um reagente capaz de eliminar o vírus COVID-19 sem prejudicar o organismo humano.

É possível também fazer uma adaptação dos filtros de ar-condicionado dos transportes públicos, através de um desenho mecânico, acrescentando uma camada destinada à barragem e destruição do vírus COVID-19, sendo essa camada feita de algum material estudado no processo de seleção de materiais.

Outrossim, o engenheiro de materiais também consegue atuar na otimização de processos, podendo encontrar, através de uma caracterização e seleção de materiais, um material mais eficiente e com melhor custo-benefício para a produção de máscaras cirúrgicas, de forma a eliminar ou barrar a passagem do vírus, como exemplo.

Desse modo, a EngeMat Soluções, enquanto empresa júnior da área da Engenharia de Materiais, pode atuar junto a empresas e indústrias na produção de materiais de prevenção e combate ao COVID-19. Juntos, podemos ajudar o mundo a superar a pandemia.

REFERÊNCIA: http://engenheirodemateriais.com.br/2016/02/19/o-que-afinal-faz-um-engenheiro-de-materiais/

Por Mariana Nunes

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta