Apesar de existir a mais de 30 anos, a técnica de manufatura aditiva é uma promessa para os processos de fabricação no futuro. Com capacidade de produção de peças muito complexas de forma fácil, sem desperdício e rapidamente, esta técnica consiste na deposição e união de camadas.
O que é a Manufatura aditiva?
Trata-se de uma técnica caracterizada pela utilização de equipamentos que fabricam peças a partir de modelos 3D, desenhados em softwares computacionais como o Computer Aided Design – CAD.
O processo acontece pela adição de material de camada em camada, em temperaturas que permitem que o material seja maleável suficiente para ser moldado e que a união entre camadas ocorra, mas não sendo fluido ao ponto de comprometer a produção. Na imagem a seguir é possível ver o exemplo de um modelo de equipamento utilizado nessa técnica.
Alguns pontos característicos dessa técnica são a redução de etapas na produção de peças, uma que a produção já é diretamente no formato final, ainda não necessitando de mais de uma máquina para fabricação. Permite a produção de qualquer geometria, independente se a peça é complexa ou não, e permite fácil modificação na peça, para fazê-la personalizada, conforme o desejo do cliente.
Quais suas vantagens e desvantagens?
Como todo processo, existem características que o tornam muito atraente de ser utilizado, mas, também, alguns que se tornam limitações. Por esse motivo, aqui listamos algumas vantagens da técnica:
- Liberdade de geometria das peças, possibilidade de ser de qualquer complexidade;
- Pouco desperdício de matéria-prima;
- Um único equipamento produz a peça por inteiro, até estar finalizada;
- Os softwares utilizados para o desenho 3D não são complexos de serem usados;
- Possibilidade de uso de mais de um material em simultâneo;
- Rapidez na produção.
E algumas desvantagens:
- Baixa qualidade de acabamento superficial;
- Resistência reduzida, quando comparado a um produto de mesmo material produzido por outra técnica que não seja de deposição camada a camada;
- limitação de material a ser utilizado, devido à necessidade de estar em ponto semi-sólido durante o processo;
- Custo do equipamento relativamente elevado.
Quais são suas atuais e possíveis formas de aplicação?
Quando a técnica começou a ser empregada, era muito utilizada para produção de prototipação e modelagem de peças, principalmente em projetos de novos produtos. Atualmente, além dessas duas aplicações, essa técnica também é aplicada na produção de peças para auxílio visual, modelos de apresentação, peças de encaixe e montagem, modelos de fundição de metal, ferramentas, geometrias complexas e para pesquisas. Na imagem abaixo podemos ver uma peça produzida pela técnica.
No futuro, estima-se que a técnica seja utilizada em todas as áreas. Desde a odontologia para a fabricação de peças específicas para cada paciente, e até mesmo na medicina com a produção de órgãos, até indústrias utilizando apenas este equipamento para produzir uma peça que antes passava por 3.
No que a EngeMat Soluções pode te ajudar?
Como vimos, a Manufatura aditiva promete ser o futuro das indústrias e nós, como engenheiros de materiais, realizamos podemos te ajudar a aplicar este método de processamento ao seu produto, verificando as características, indicando os melhores locais de aplicação, avaliando possíveis mudanças nas etapas de produção e até mesmo indicando uma nova seleção de material, a partir das análises realizadas.
A EngeMat está localizada no CEFET-MG, um dos maiores centros federais do país. Temos laboratórios especializados em estudos de materiais cerâmicos, poliméricos, metálicos e biomateriais disponíveis para realização de ensaios diversos e a colaboração de doutores e especialistas prontos para nos auxiliarem na realização dos experimentos. Realizamos consultoria com preços abaixo do mercado, e com a excelência garantida pela riqueza de recursos contida na universidade.
Conhecer bem o produto que se está trabalhando é saber atender as expectativas do seu cliente. Consulte nossa carta de serviços e entre em contato conosco para mais informações.
EngeMat Soluções, crescemos com você!
Por: Thauane Maia
Referências:
RODRIGUES, V.P.; ZANCUL, E.S.; MANÇANARES, C.G.; GIORDANO, C.M.; SALERNO, M.S. Manufatura Aditiva: estado da arte e framework de aplicações. GE-PROS. Gestão de Produção, Operações e Sistemas. Bauru, Ano 12, nº3, Jul-Set/2017, p. 1-34. DOI: 10.15675/gepros.v12i3.1657.
VOLPAATO, N. Manufatura Aditiva: tecnologias e aplicações de impressão 3D. Editora Edgard Blucher Ltda. São Paulo, 1ª edição, p. 15-29, 2018.
SILVA, P.C. et al. Manufatura Aditiva: Revisão sistemática de literatura. Brazilian Journal of Development , Curitiba, v. 6, n. 11, p. 84502-84515, nov. 2020. DOI: 10.34117/bjdv6n11-023