Na atualidade, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com as questões ambientais e com o conceito de energia limpa. Pensando nisso, o empresário Laurence Kemball-Cook desenvolveu, por conta própria, uma espécie de piso que produz energia elétrica ao ser “pisado”.
Como já citado anteriormente aqui no blog, os materiais piezoelétricos são aqueles que conseguem gerar cargas elétricas ao sofrerem deformações mecânicas. Se aproveitando dessas propriedades, Laurence criou o Pavegen, um sistema de piso inteligente que incorpora geradores piezoelétricos em sua estrutura.
Fonte: Ekko Green
Os módulos dos pisos do Pavegen são compostos por materiais como cerâmicas piezoelétricas ou polímeros piezoelétricos. Em média, cada passo sobre um módulo do Pavegen pode gerar cerca de 2 a 4 watts de energia elétrica. O que pode não parecer muito, mas temos de lembrar que grandes centros como São Paulo, há grande quantidade de circulação de pessoas por dia, que podem contribuir para gerar eletricidade.
No que a ENGEMAT pode te ajudar?
A Engemat está localizada no CEFET-MG, um dos maiores centros federais do país. Temos laboratórios especializados em estudos de materiais cerâmicos, poliméricos, metálicos e biomateriais disponíveis para realização de ensaios diversos e a colaboração de doutores e especialistas prontos para nos auxiliar na realização dos experimentos. Realizamos consultoria com preços abaixo do mercado, e com a excelência garantida pela riqueza de recursos contida na universidade.
Conhecer bem o produto que se está trabalhando é saber atender as expectativas do seu cliente. Consulte nossa carta de serviços e entre em contato conosco para maiores informações.
EngeMat, crescemos juntos com você!
Referências:
https://ekkogreen.com.br/pavegen-piso-energia-limpa/