A liofilização é o processo de estabilização/desidratação em que a substância é primeiramente congelada e então o solvente, normalmente a água, é reduzido, por sublimação seguida de dessorção. A sublimação normalmente é feita através de pressões reduzidas que geram um vácuo no interior do equipamento.
Esquema do aparelho de liofilização
Os materiais liofilizados têm como principal característica física o aspecto “esponjoso”, morfologia que se assemelha a bolhas ou flocos interligados. Este processo resulta em um material ávido por água que, a depender de sua estrutura, pode levar a um aumento da capacidade de absorver água.
Este método é amplamente utilizado para impedir ação biológica e de reações químicas, assim como na desidratação de misturas aquosas. Normalmente é aplicado em produtos que precisam de uma maior vida útil, como vacinas e alimentos, mas também é utilizado em cosméticos pelo mesmo motivo, visto que os solventes podem causar reações químicas que diminuem a validade.
Quais são as vantagens e desvantagens da Liofilização?
As principais vantagens do processo de liofilização são:
- fácil retorno à condição anterior, visto que só é retirado o solvente da composição, que pode ser novamente introduzido;
- a não alteração de composição química de substâncias sensíveis ao calor, por ser um processo realizado a baixas temperaturas;
- inibição da ação biológica e de reações químicas, visto que o solvente é retirado;
- redução da perda de constituintes voláteis, devido à utilização de baixas temperaturas.
Mas o processo também apresenta algumas desvantagens, que são:
- o aumento do tempo e dos procedimentos no processo;
- necessidade de equipamento e produtos químicos específicos para realização do processo;
- custo e complexidade do processo.
No que a EngeMat Soluções pode te ajudar?
Como vimos, o processo de liofilização tem muitas aplicações, principalmente quando é necessário um maior cuidado com a ocorrência de reações químicas e a ação biológicas nos produtos. Nós, como engenheiros de materiais, podemos te ajudar desenvolvendo processo de produção com esta etapa inclusa, fazer as análises químicas da matéria-prima com e sem esta etapa e até mesmo fazer uma nova seleção de material de modo a aprimorar ainda mais seu produto.
A EngeMat está localizada no CEFET-MG, um dos maiores centros federais do país. Temos laboratórios especializados em estudos de materiais cerâmicos, poliméricos, metálicos e biomateriais disponíveis para realização de ensaios diversos e a colaboração de doutores e especialistas prontos para nos auxiliar na realização dos experimentos. Realizamos consultoria com preços abaixo do mercado, e com a excelência garantida pela riqueza de recursos contida na universidade.
Conhecer bem o produto que se está trabalhando é saber atender as expectativas do seu cliente. Consulte nossa carta de serviços e entre em contato conosco para maiores informações.
EngeMat Soluções, crescemos juntos com você!
Por: Thauane Maia
Referências:
Liofilização – Disponível em : https://littlebabsi.wordpress.com/2011/03/02/liofilizao/
Souza, A.O., et al. Síntese, liofilização e caracterização de acetato de Fe(III). Química Nova, vol. 37, n. 7, São Paulo, 2014. DOI: 10.5935/0100-4042.20140181. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-40422014000700005&script=sci_arttext&tlng=pt
Machado, M.C.P., et al. Estudo do comportamento e caracterização de argilas bentoniticas após o processo de liofilização. Cerâmicas, vol. 64, n. 370, São Paulo, Junho de 2018. DOI: 10.1590/0366-69132018643702324. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0366-69132018000200207&script=sci_arttext