Materiais metálicos e poliméricos geralmente são postos como opostos na história da engenharia. Suas propriedades distintas, em nível macro ou micro, parecem separá-los. Entretanto, avanços tecnológicos têm permitido a superação das limitações de interação entre átomos metálicos e não metálicos.
Após o desenvolvimento de polímeros condutores dopados, a união de vantagens metálicas e poliméricas foi documentada em um estudo chinês sobre a síntese de um polímero cuja cadeia principal é formada por átomos metálicos, MBPs (Metal-Backboned Polymers).
Em seu estudo, ZENG et al. (2023) demonstram os polímeros NBPs (Nickel-Backboned Polymers), sintetizados com até 21 átomos de níquel. A estrutura e síntese do metal-polímero está ilustrada na figura a seguir:
Fonte: ZENG et al., 2023.
Em que estão representados: (a) utilização de poli(aminopiridina)s, fornecendo locais de ligação para átomos metálicos e, scaffolds de 4-terc-butilcalix[4]areno que permitiram o agrupamento e alinhamento das cadeias poliméricas de maneira favorável; (b) polimerização iterativa com a adição de íons de níquel, formando o NBP.
Os polímeros foram caracterizados e, de acordo com ZENG et al. (2023), suas propriedades ópticas, eletroquímicas e térmicas se demonstraram excelentes, indicando o potencial apresentado por essa inovação alcançada.
No que a ENGEMAT pode te ajudar?
A Engemat está localizada no CEFET-MG, um dos maiores centros federais do país. Temos laboratórios especializados em estudos de materiais cerâmicos, poliméricos, metálicos e biomateriais disponíveis para realização de ensaios diversos e a colaboração de doutores e especialistas prontos para nos auxiliar na realização dos experimentos. Realizamos consultoria com preços abaixo do mercado, e com a excelência garantida pela riqueza de recursos contida na universidade.
Conhecer bem o produto que se está trabalhando é saber atender as expectativas do seu cliente. Consulte nossa carta de serviços e entre em contato conosco para maiores informações.
EngeMat, crescemos juntos com você!
Referências:
ZENG, K. et al. Metal‐Backboned Polymers with Well‐Defined Lengths. Angew. Chem. Int. Ed., v. 62, jan. 2023. Disponível em: https://doi-org.ez107.periodicos.capes.gov.br/10.1002/anie.202216060