A corrosão e o processo produtivo

Você conhece os danos causados pela corrosão? Sabe quais problemas associados à corrosão  são frequentes e podem ser os responsáveis pelo aumento significativo dos custos das suas operações? Sabe o que fazer quando se tem problemas com a corrosão? Fique tranquilo, a Engemat tem ideias para te ajudar.

 

Mas o que é corrosão?

Pode-se dizer que corrosão é a deterioração do material, geralmente metálico, por ação química ou eletroquímica, exposição à atmosfera, associados ou não a esforços mecânicos. Na prática essa deterioração causa desgaste no material, alterações químicas, alterações físicas e em muitos casos, podem tornar o material inadequado para o uso. A corrosão é um fenômeno espontâneo na maioria dos casos, transformando constantemente os materiais.

Imagem de equipamento com processo avançado de corrosão 

 

Quais as principais perdas causadas pela corrosão?

  • Perda de equipamentos

Esta perda é um gasto diretamente relacionado à corrosão, ocorre quando o processo corrosivo foi tão intenso que tornou o equipamento inutilizável para realizar a função que exercia anteriormente. Esta perda em si pode não representar um alto custo se o equipamento a ser substituído não tiver valor expressivo, porém  equipamentos corroídos resultam em perda de produtos e paralisação na produção até a troca do equipamento, resultando em um gasto muito mais expressivo.

Imagem de locomotivas com processo avançado de corrosão

 

  • Perda de eficiência

O processo corrosivo gera transformações permanentes no material que o faz perder eficiência no caso de equipamentos podem perder totalmente a funcionalidade. Algumas perdas de eficiência observadas são diminuição da transferência de calor, entupimento de tubulações, incrustações em superfícies, perda de dimensões críticas causadas pelo desgaste.

 

  • Contaminação de produtos

Casos de pequenas concentrações de produtos de corrosão como óxido de ferro, Chumbo e Cobre podem invalidar produções, alterar a coloração e função de materiais e no caso do ramo alimentício pode ocorrer contaminação da matéria prima, tornando-a imprópria para o consumo e consequentemente imprópria para o uso industrial. 

 

  • Paralisações acidentais 

Os desdobramentos das perdas citadas acima acarretam em paralisações inesperadas na linha de produção, seja para troca de equipamentos, por motivos de segurança para evitar acidentes ou para alguma manutenção não programada. Essas paralisações representam prejuízo. 

 

Quais as soluções? 

Os custos estimados por corrosão anual em países com alto desenvolvimento tecnológico são muito superiores a países com pouca densidade industrial, isso porque a corrosão avança paralelamente com o desenvolvimento. É por esse motivo que a corrosão deve ser levada em conta desde a fase de planejamento, e a melhor solução é a prevenção. Gastos com materiais mais resistentes, manutenções periódicas, e medidas de proteção são necessários. 

São métodos para o combate a corrosão:

  • Modificação de processos 

Pela adição de proteção catódica, modificações na superfície. 

  • Modificação do meio corrosivo 

Pela adição de inibidores de corrosão, diminuição da umidade do ar, desaeração da água ou solução neutra.

  • Modificação do material

Pela adição de elementos, aumento da pureza e/ou tratamento térmico

  • Aplicação de revestimentos protetores

revestimentos orgânicos como tintas, resinas ou polímeros, revestimentos inorgânicos como esmaltes, revestimentos metálicos, protetores temporários, revestimentos de produtos de reações.

 

No que a EngeMat Soluções pode te ajudar? 

Oferecemos serviço de consultoria em ramos da ciência e engenharia de materiais.  Especialmente quando se trata de corrosão, que é um problema recorrente, que traz consigo prejuízos porém que pode ser prevenido. 

A Engemat está localizada no CEFET-MG, um dos maiores centros federais do país. Temos laboratórios especializados em estudos de materiais cerâmicos, poliméricos, metálicos e biomateriais disponíveis para realização de ensaios diversos e a colaboração de doutores e especialistas prontos para nos auxiliar na realização dos experimentos. Realizamos consultoria com preços abaixo do mercado, e com a excelência garantida pela riqueza de recursos contida na universidade. 

Conhecer bem o produto que se está trabalhando é saber atender as expectativas do seu cliente. Consulte nossa carta de serviços e entre em contato conosco para maiores informações. 

EngeMat Soluções, crescemos juntos com você!

 

Por: Daniela Silveira da Silva

 

Referências:

GENTIL, Vicente. Corrosão. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Afiliada, 1996. 345 p.

TAGS: CORROSÃO, CONSULTORIA DE CORROSÃO,CONSULTORIA, TRATAMENTO TÉRMICO

 

Deixe uma resposta